Feudalismo



     Vamos entender o feudalismo?


    O feudalismo foi um sistema social, politico e economico que teve ínicio no século V após a queda do império romano do ocidente. Esse sistema durou cerca de mil anos e algumas de suas caracteristicas foram:


- Economia baseada na agricultura
- Pratica de trabalho servil
- Poder descentralizado (dominio dos senhores feudais sobre os camponeses)
- Cobrança de impostos.


     Após o fim do império romano do ocidente, diante da crise economica e das constantes invasões barbaras se tornou impraticável permanecer nas cidades, então muitos dos senhores romanos abandonaram as cidades e optaram por morar em suas residencias no campo, essas propriedades eram conhecidas por vilas e deram origem aos feudos medievais.


     Muitos trabalhadores menos favorecidos começaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Mas, para poder fazer uso das terras eram obrigados a entregar aos proprietários parte do que produziam, desenvolvendo assim uma relação chamada de colonato.


     Nas vilas romanas além de colonos os senhores de terra utilizavam também escravos, que com o passar do tempo os senhores de engenho perceberam que era mais rentável libertar os escravos e aproveitálos sob o regime de colonato.


     Com o esvaziamento das cidades e a fixação da população no campo, o governo central foi perdendo o controle sobre os grandes senhores de terra. Esses passaram a administrar suas vilas com autoridade quase total sobre as pessoas que nelas viviam.


     Com as vias de comunicação bloqueadas e as cidades despovoadas, o comércio europeu se reduziu a simples troca de mercadorias. A agicultura acabou sendo praticamente a única atividade econômica. O peder político passou das mão do rei para os senhores de terra.


     Formou-se assim, o sistema feudal, que foi um tipo de  organização política e social que caracterizou a Europa na idade média. Durou cerca de mil anos.